O ditado é antigo e tem muito a ver com o Trovadorismo. Movimento literário que surge quando Portugal estava no processo de formação nacional. É a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.
Caracterizado pelas canções escritas por artistas de origem nobre que compunham e cantavam com instrumentos musicais, tem seu marco inicial com a cantiga "Cantiga da Ribeirinha" (ou Cantiga de Garvaia) escrita por Paio Soares de Taveirós em 1189 (ou 1198, existe controvérsias sobre a data).
Reproduzimos agora a "Cantiga da Ribeirinha" que marca o início do movimento literário em Portugal.
"No mundo nom me sei parelha,
mentre me for' como me vai,
ca ja moiro por vos - e ai
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi em saia!
Mao dia que me levantei, que vos enton nom vi fea!
E, mia senhor, des aquel di' , ai!
me foi a mim muin mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d'aver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d'alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia d'ua correa".
O blog tem como objetivo disseminar o conhecimento deste movimento literário trabalhando seu contexto histórico, influência na sociedade e analisar separadamente as formas literárias encontradas dentro do movimento, as cantigas que são: amor, amigo, escárnio e maldizer, a importância das cantigas, os cancioneiros, as novelas de cavalarias, cronicões, hagiografias, livros de linhagens e os principais trovadores.
A análise será feita através da publicação de textos e das referências bibliográficas utilizadas para sua confecção. Adaptação de algumas cantigas na forma de música e análise das novelas de cavalaria presentes no movimento também.
REFERÊNCIA:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cantiga_da_ribeirinha
Legal!! Gosto muito do período do Trovadorismo!!!! Aguardando mais novidades!! Abs. Prof. Guto
ResponderExcluir