terça-feira, 1 de maio de 2012



Vamos testar seus conhecimentos sobre o Trovadorismo? Segue abaixo 03 questões sobre o trovadorismo:



01)  Considere as seguintes cantigas de D.Dinis.
A
De muitas coitas, senhor, que levei
des que vos soubi mui gram bem querer,
par Deus, nom poss'hoj'eu mi escolher
end'a maior; mais per quant'eu passei,
de mal em mal, e peior de peior,
nom sei qual é maior coita, senhor.

Tantas coitas levei e padeci,
des que vos vi, que nom poss'hoj'osmar
end'a maior, tantas forom sem par,
mais de tod'esto que passou por mi,
de mal em mal, e peior de peior,
nom sei qual é maior coita, senhor.

Tantas coitas passei dê' la sazom
que vos vi, per bõa fé,
que nom poss'osmar a maior qual é;
mais das que passei, se Deus mi perdom,
de mal em mal, e peior de peior,
nom sei qual é maior coita, senhor.
B
-De que morredes, filha, a do corpo velido?
-Madre, moiro d'amores que mi deu meu amigo.
                    Alva e vai liero.

-De que morredes, filha, a do corpo louçano?
-Madre, moiro d'amores que mi deu meu amado.
                    Alva e vai liero.

Madre, moiro d'amores que mi deu meu amigo,
quando vej'esta cinta, que por seu amor cingo.
                    Alva e vai liero.

Madre, moiro d'amores que mi deu meu amado,
quando vej'esta cinta, que por seu amor trago.
                    Alva e vai liero.

Quando vej'esta cinta, que por seu amor cingo,
e me nembra, fremosa, como falou comigo.
                    Alva e vai liero.

Quando vej'esta cinta, que por seu amor trago
e me nembra, fremosa, como falamos ambos.
                    Alva e vai liero.
Responda:
I A cantiga “A” é de amor e a cantiga “B” é de amigo
II As duas cantigas estão vinculados ao amor proibido, pelo fato que o amada é de uma classe social superior.
III A cantiga “A” é de maestria.
IV A cantiga “B” contém versos paralelísticos.
V As duas cantigas contém estribilho.
A)    I e III estão corretas e as questões II, IV e V estão incorretas.
B)    I e IV estão corretas e as questões II, III e V estão incorretas.
C)    I, IV e V estão corretas e as questões II e III estão incorretas.
D)    I, III e V estão corretas e as questões II e IV estão incorretas.
E)     Todas as questões estão incorretas.

2) Complete as seguinte frases.
Pode-se dizer que o grande marco no trovadorismo em Portugal foi à cantiga Guarvaia da autoria de (1) ________.
As cantigas podem ser dividas em: amor, amigo, (2)_______ e maldizer.
As cantigas de amigo, voltados á temática podem ser dividias em: (3)______,pastorelas,(4)_______,bailias,(5)_________ e tenções.
O registro escrito das cantigas são os (as) (6)___________, divido em : Ajuda, Biblioteca Nacional e (7)________.
Além das cantigas e das novelas de cavalarias, o trovadorismo também contém outras formas literárias: cronicões, hagiografias e (8)_______________.

A)    (1) D.Dinis; (2) escárnio; (3) felicidade; (4) barcarola; (5) romaria; (6) cancioneiros; (7) Lisboa; (8) livros de linhagens.
B)    (1) Paio Soares de Taveirós; (2) segrel ;(3) albas; (4) barcarola; (5) romaria; (6) livros de linhagens; (7) da Vaticana; (8) sonetos.
C)    (1) Martim Codax ;(02) jogral ;(3) felicidade ;(4) santidade ;(5) de morte; (6) cânticos; (7) Coimbra; (8) sonetos.
D)    (1) Paio Soares de Taveirós; (2) escárnio; (3) albas; (4) barcarola; (5) romaria; (6) cancioneiros, (7) da Vaticana; (8) livros de linhagens.
E)     (1) D. Dinis; (2) segrel; (03) felicidade; (4) barcarola; (5) de morte; (6) cancioneiros; (7) da Vaticana; (8) sonetos.

3) Como era a hierarquização dos artistas medievais ( trovadorismo)?
A) Jogral, Cantor, Segrel e Palhaço.

B) Jogral, Palhaço, Cantor e Trovador.

C) Trovador, Segrel, Jogral e Menestrel.

D) Trovador, Palhaço, Segrel, Menestrel.

E) Trovador, Ator, Jogral e Segrel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário