domingo, 1 de abril de 2012

A Cantiga de Amigo:  Anseio por resposta sobre o paradeiro de seu amado.

Na Cantiga de Amigo, o eu-lírico é uma mulher. Jamais podemos dizer que esta cantiga é de autoria feminina, pois todas as cantigas eram de autoria masculina no caso de cantiga de amigo, o trovador utiliza-se de uma visão feminina para compôr a cantiga.
Diferente da cantiga de amor, onde que a amada era da alta estirpe e o eu-lírico era uma fidalgo decaído, na cantiga amor o amor está em padrões de classes sociais, ou seja, o amor era possível
O eu-lírico confesse este amor e o abandono de seu amado para á mãe, um amiga, aos pássaros, ás fontes, aos riachos, etc...
 Esse amor poderia ter a seguinte história: poderia ter momentos de amor e depois o eu-lírico foi abandonada, pelo fato que o amado foi prestar serviço militar ou do exército.
As cantigas de amigo, contém assuntos que serão descritos á baixo:

01º albas (alvas ou serenas) - cantigas  de influência provençal cujo tema fala do amanhecer.
02 º pastorelas: cantigas eu que o personagem central é uma pastora.
03º barcarolas ( ou marinhas): cantigas que se referem ao mar ou rio.
04º bailias (ou bailadas): cantigas em que há dança ou baile
05º romaria: cantigas que se prendem á peregrinação
06º tenções: cantigas em que a moça dialoga com a mãe, a irmã, uma amiga e até com a natureza.

-Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo! (Paralelismo)
     Ai Deus, e u é? (Estribilho - Refrão)

Ai, flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!(Paralelismo)
     Ai Deus, e u é? (Estribilho - Refrão)

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pos comigo!
     Ai Deus, e u é? (Estribilho -  Refrão)

Se sabedes novas do meu amado
aquel que mentiu do que mi ha jurado!
     Ai Deus, e u é? (Estribilho -  Refrão)

-Vós me preguntades polo voss'amigo,
e eu ben vos digo que é san'e vivo.
     Ai Deus, e u é? (Estribilho - Refrão)

Vós me preguntades polo voss'amado,
e eu ben vos digo que é viv'e sano.
     Ai Deus, e u é? (Estribilho - Refrão)

E eu ben vos digo que é san'e vivo
e seerá vosc'ant'o prazo saído.
     Ai Deus, e u é? (Estribilho - Refrão)

E eu ben vos digo que é viv'e sano
e seerá vosc'ant'o prazo passado.
     Ai Deus, e u é?  (Estribilho - Refrão)
(D.Dinis)

Nesta cantiga contém o estribilho "  Ai Deus, e u é?" e paralelísticas, como por exemplo: se sabedes novas do meu amigo!/se sabedes novas do meu amado! , também contém outros paralelismo exemplo: Ai flores, ai flores do verde pino/Ai, flores, ai flores do verde ramo.
O eu-lírico que é uma pastoreira (cantiga pastorela) pergunta as flores sobre seu amado, pois não se sabe aonde que ele está. Na cantiga de amigo, o eu-lírico pode não ter resposta de seu amado, como por exemplo "Ondas do mar de vigo", ou o eu-lírico terá a resposta positiva ou negativa. Nesta cantiga, o eu-lírico terá a notícia que seu amado está vivo, que voltará para ela. São as flores que darão esta notícia sobre o amada do eu-lírico.
Percebe-se que na cantiga de amigo, não terá o sofrimento, a coita de forma depressiva como expressa na cantiga de amor, o eu-lírico sofrerá pelo abandono de seu amado, mas é esperançosa por notícias dele.

Referências:
ABDALA Jr., B et. PASCHOALIN, M. Ap. História Social da Literatura Portuguesa. São Paulo; Ática,1982
Imagem: atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário