domingo, 15 de abril de 2012



CRONIÇÕES, HAGIOGRAFIAS E LIVROS DE LINHAGENS.

No Trovadorismo, a poesia e as novelas de cavalaria, cultivavam a grande acessão literária, sendo superiores a carga histórica do que as outras manifestações estéticas, que são as crônicas (ou cronicões), as hagiografias e os livros de linhagnes (ou nobiliários).
Vamos falar, um pouco sobre estas manifestações estéticas tão excluídas no ensino de literatura sobre Trovadorismo:

Cronições: Os primeiros escritos foram compostos em Latim, como as Crônicas Breves do Mosteiros de Santa Cruz de Coimbra, que corresponde a quatro fragmentos publicados por Alexandre Herculano em sua Portugaliae Monumenta Histórica. É importante frisar que por mais que foram realizados no momento do nascimento da historicidade portuguesa, pela a falta de informações e documentações, não são muitos estudados.  Além da crônica citada, temos a Crônica geral da Espanha (1344), provavelmente elaborada por D. Pedro, Conde de Barcelos (1354), pelo filho bastardo de D.Dinis.

Hagiografias: (vidas de santos), escritas em Latim, contém pouco significado literário.

Os livros de linhagens: tinha como função de estabelecer o grau de parentescos especialmente dos fidalgos, assim para revolver dúvidas em separação de herança, filiação ou de casamento em pecado ( casamento entre parentes até o sétimo grau). Houve quatro livros de linhagens: os dois primeiros, do começo do século XIII, contêm listas de nomes formando árvores genealógicas. O terceiro e o quarto, segundo MOISÉS (1995,pg. 30) foram mandados organizar pelo mesmo D.Pedro, Conde de Barcelos, e revelam veleidades literárias: nas referências ás ligações genealógicas se intercalam, com realismo, colorido e naturalidade, narrativas breves mais de especial interesse, como a Batalha do Salado, no livros III. No livro IV, acentuam-se as preocupações novelescas, para contar a história de Portugal partindo do princípio da existência de Adão e Eva e terminada nos reis portugueses da Reconquista.

Referências:

MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1995


Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxAM4Pb4JGfAplhRisz32vbo5OG_MpAYzJ7M-0cBrYM9eTqzyVlhZbmMFbIpG8kkGfd6gFnBQSjUGaNr2AsOWporheWjaCAZMfpApFStOYqI2d-EDmpQ-DC3uLWLIdt-XjINsWr_tVH-Ta/s400/Livros+de+Linhagens.jpg

2 comentários:

  1. ficou faltando disser para quem esses textos realmente interessariam naquela época. mas de boa ta legal.

    ResponderExcluir
  2. ficou faltando disser para quem esses textos realmente interessariam naquela época. mas de boa ta legal.

    ResponderExcluir