sexta-feira, 13 de abril de 2012

A GRANDEZA DA POESIA TROVADORESCA


Atualmente, as poesias trovadorescas são consideradas ultrapassadas pelo gosto do leitor moderno. Não podemos deixar de visualizar a grandeza dessa lírica, pelos seus traços e composição da obra, por exemplo, a cantiga de amor, que com o seu platonismo e o sofrimento (a coita), esconde os apelos calorosos sensuais.
A poesia trovadoresca exige do leitor atual, uma aptidão e um conhecimento adequado das condições sócio-históricas, assim, permeiam-se a beleza, á pureza dessas poesias. Essas poesias são um patrimônio da Língua Portuguesa.
Os trovadores conseguiam utilizar palavras em seu leque lexical, expressões belas e sentimentais. Ora a poesia trovadoresca já é ultrapassada, mas até hoje, encantada á todos, principalmente os apaixonados.
Um filme, que podemos evidenciar a evolução da Língua Portuguesa , é o filme DESMUNDO. Logicamente, que o período do filme Desmundo não coincide com o estilo literário Trovadorismo, mas a percepção da sonoridade, da estética e as escolhas lexicais, mostra por que até hoje a linguagem antiga ou arcaica emociona á todos pela sua beleza e pureza.

            Desmundo - Trailer do Cinema




Referências:

MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1995



Vídeo "Desmundo": http://www.youtube.com/watch?v=i7MznCZyKhI


Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_G76NFNcUugU/SHIp4J3LnTI/AAAAAAAAHqM/ip7ADGq5Uv8/s320/C023472.jpg

Um comentário:

  1. Parabéns! O blog está rico de informações sobre o Trovadorismo! Continuem assim! Abs. Prof. Guto

    ResponderExcluir